Por Mariana Motta

 

Por causa do seu formato, a distribuição de oleosidade natural é mais difícil em cabelos cacheados e crespos e por isso esses cabelos precisam de cuidados diferenciados e o uso de produtos específicos.

Antes de qualquer coisa é necessário conhecer a estrutura do cabelo, pois uma pessoa de cachos 4a não conseguirá definição de 3b mesmo com todos os cuidados.

IMG_0726

Tendo conhecimento da estrutura dos seus cachos, os cuidados começam na lavagem: use água sempre fria pois a água quente abre as cutículas do fio e aumenta o ressecamento. Seque os cabelos com uma blusa, pois ela absorve menos água que as toalhas.

Não molhe os cabelos todos os dias, procure produtos específicos para o day after. Mas caso não haja jeito, um borrifador com metade de água e metade de leave-in pode salvar o dia!

Evite escovas e pentes de dentes finos. Pentes de dentes largos são melhores para os cachos. Use preferencialmente os de madeira para desembaraçar e pente garfo caso queira dar volume. NUNCA penteie os fios secos!

Cronograma Capilar

Manter um cronograma capilar é o grande segredo para que o cabelo mantenha a aparência saudável. Estabeleça uma rotina de hidratação (para hidratar os cabelos), nutrição ou umectação (repor lipídeos e óleos dos fios) e reconstrução (repor a massa capilar). Atualmente existem produtos específicos para cada tratamento com preços acessíveis.

Use e abuse da fitagem. Enluve mecha a mecha enquanto aplica as máscaras de tratamento, assim os cachos ficam mais definidos depois que lavar.

Caso queria secar com secador, não esqueça o difusor.

Atualmente existem muitos produtos pra cabelos crespos e cacheados com preços acessíveis como a linha Tô de Cacho da Salon Line e a Meus Cachos da Embelleze, com todos os produtos necessários para que seus cachos recebam todos os cuidados necessários.